terça-feira, 28 de agosto de 2012

Task 3 words/lexemes/morphemes.....

Choose one task among the three following:

3.1
Tentanto utilizar os conhecimentos (sejam eles quais forem) adquiridos na aula de Morfossintaxe até agora, reaja à imagem e texto verbal trazidos abaixo:



Sua reação pode ser:

a) Por escrito, com no máximo 150 caracteres, ou seja, um tweet.
b) Um vídeo de no máximo 30 segundos, poste o link do vídeo que você fizer o upload na sua conta do youtube (veja exemplo)
Exemplo:


 

ps: para contar os caracteres no Word, vá até Ferramentas - Contagem de Palavras


3.2 Com suas palavras, discorra sobre a diferença entre PALAVRA (ITEM LEXICAL) e LEXEMA, dê exemplos.


3.3 Com suas palavras, discorra sobre a diferença entre MORFEMA e ALOMORFE.

43 comentários:

  1. Escolhi a tarefa 3.3:
    ALOMORFE é a realização do MORFEMA nas palavras (ou LEXEMA), é o som produzido quando empregado algum tipo de MORFEMA (colocação de letras que surgem no final do LEXEMA, podendo-o transformar em substantivo, adjetivo, advérbio...). Como a variação na pronúncia de dogS e catS (MORFEMA de plural), sendo "dogz" e "cats", nos dois casos são adicionados MORFEMA de plural, mas com pronúncia/som (ALOMORFE) diferente.

    (TENTEI explicar, rs)

    Priscila Santa Maria

    ResponderExcluir
  2. 3.3
    Morfemas são as menores estruturas gramaticais, como por exemplo raízes e radicais. Eles podem ser utilizados nas palavras para demonstrar plural ( ex: morfema {-es1} ) tempo e modo verbal (ex: morfema {-ed1} - morfema de passado simples) , assim como definir classes de palavras (sufixos de verbo, advérbios e adjetivos). O alomorfo ocorre quando há diferentes formas de utilizar um morfema fonológicamente sem mudar o sentido das palavras. Como por exemplo adicionando o morfema de plural (-es1) nas palavras CAT, DOG e ROSE, a pronúncia difere entre os três (cat"s" dog"z" e ro"ziz") entretanto não muda-se o sentido nem o fato de as três estarem no plural.
    Helena do Valle Franco
    não sei se está certo, tentei!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Studies like this show how the language changes until people can’t even understand some words, but can still recognize as words of his language. #morphosyntax

    ResponderExcluir
  5. Existem palavras mencionadas no estudo, que merecem uma segunda chance (alienism), por se assemelharem a outras palavras ainda consideradas.

    ResponderExcluir
  6. Eu daria uma segunda chance às palavras “Alienism” e “Deliciate” pois eu faria uso destas por serem palavras comuns e estarem presentes no dia-a-dia.

    ResponderExcluir

  7. Hi everyone,
    Well, Eu acho que algumas delas como "Aerodrome" e "Alienism" deveriam estar em um dicionário comun, outras deveriam ser substituidas por sinônimos próximos como "Bever" parece ser muito bem substituido por "Lunch"..... ou ser retirado do dicionário mesmo....^^..."Charabanc" támbem.....quem iria sequer lembrar de uma palavra dessas?? /O.o\

    Vinícius Pedroso de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido as palavras citadas, mas acho que alienism e younker merecem uma segunda chance por terem sons semelhantes às palavras que já falamos, e não sairiam de circulação.

    Beatriz Angerami

    ResponderExcluir
  9. Morfemas são as unidades mínimas de significação, sendo elementos constituintes dos vocábulos( menores estruturas ).
    O alomorfe é a variante de um morfema. Por exemplo: o morfema in-, apresenta alomorfes im- e i-, dependendo do contexto fonológico em que aparecem.

    Brenda fecchi

    ResponderExcluir
  10. Frigorific and alienism should have a second chance, because your meaning still have association with other words, even that not used frequently.
    Tiago Faria

    ResponderExcluir
  11. 3.2
    - Palavra é todo o item lexical de uma língua, sendo o léxico uma unidade de significados.

    - Lexema é um conjunto de palavras de uma mesma classe mofológica.
    Exemplos:
    *Andar; Andei; Andávamos; Andou;(diferem entre si por sufixos diferentes).

    Logo,
    *Andar e Andanças não compõem um lexema, pois andar é verbo e andanças, substantivo.

    By: O'Hara

    ResponderExcluir
  12. Acredito que as palavras Alienism e Deliciate merecem uma segunda chance, justamente por serem palavras de fácil compreensão e comunicação.

    ResponderExcluir
  13. 3.1

    Acho que algumas palavras citadas (Frigorific e Alienism) deveriam ter uma segunda chance, pois possuem sons semelhantes a outras palavras que já utilizamos.

    Caio Francisco

    ResponderExcluir
  14. Palavras são as combinações de sons que usamos para expressar determinadas coisas e lexema é a palavra principal, que é registrada nos dicionários, ou o conjunto dessa palavra com suas derivações.EX: AMAR, amei, amou....

    Morfemas seriam as partes mínimas de uma palavra, já alomorfo seria uma variação dos morfemas mas que tem o mesmo significado.

    Maiara Santos

    ResponderExcluir
  15. Acho que as palavras, por mais obsoletas que sejam, não deveriam ser tiradas do dicionário pois elas de alguma forma estão incluídas no contexto cultural e histórico de um povo.

    ResponderExcluir
  16. 3.2
    Palavra é todo som que damos nome a algo ou alguém,expressando o que queremos dizer e lexema são variações da palavra,onde o dicionario não as atribui.
    exemplo: menino, menina, meninos e meninas (mesmo lexema)
    cantora e cantar (nao pertencem ao mesmo lexema)

    ResponderExcluir
  17. 3.1 - A maioria das palavras citadas eu nunca tinha ouvido, mas, dentre elas eu já havia ouvido "Alienism" e "Fricorific". Essas duas palavras merecem uma segunda chance, pois assemelham-se bastante ao significado, são de fácil compreensão e são usadas usualmente.

    Maria Carolina M. Garcia

    ResponderExcluir
  18. 3.1 - Eu só conhecia as palavras "Alienism" e "Fricorific". E essas duas palavras merecem uma segunda chance, pois são de fácil compreensão e são usadas no dia a dia.

    Maria Carolina M. Garcia

    ResponderExcluir
  19. "Lexema" means, a group of words following a class Morfologic.
    EG. take took taken taking takes ... they keep in a class.

    Bryan Jones

    ResponderExcluir
  20. 3.1-considerando que um falante nativo raramente usa o lexema e/ou morfema,algumas palavras poderiam ser retiradas sem fazer falta.Como em alienism apesar de usar-se o lexema Alien,não usa-se muito o morfema Alienism

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3.1-considerando que um falante nativo raramente usa o lexema e/ou morfema,alguma palavras poderiam ser retiradas sem fazer falta.Como em alienism apesar de usar-se o lexema Alien,não usa-se muito o morfema Alienism

      Gabriel Katecare

      Excluir
  21. 3.3

    Morfema: as menores unidades significativas de um idioma

    Alomorfe: quando acrescentamos o mesmo morfema em várias palavras e as pronúncias são diferentes

    Érika Alves Dilio

    ResponderExcluir
  22. Geralmente entendido que itens lexicais transmitem um significado elementar, e que não são limitados a palavras simples.
    ex."comer e coçar é só começar"

    Bryan Jones

    ResponderExcluir
  23. 3.3:
    Morfema é a menor unidade indivisível de um vocábulo que pode ser relacionada ao seu significado.
    Ex.: dizer, disse, digo, direi ;o mesmo morfema realiza-se nas formas [diz], [diss], [dig], [di].

    Já os alomorfes são as varias realizações de um mesmo morfema.
    Ex.: cantarás, cantarei :alomorfes [ra], [re]

    ResponderExcluir
  24. PALAVRA: É a representação escrita de sons usados para designar alguma coisa ou ideia que constitua um significado sólido.
    Ex: Casa, Mala, Avião...


    LEXEMA: É a parte de uma palavra que contem seu significado principal, a menor unidade de significado, a "raiz" da palavra.
    Ex: MODERno, MODERnista, MODERnismo...

    ResponderExcluir
  25. MOrfema:podemos dizer que ele pode ser definido como a menor unidade semantica de um idioma.

    Alomorfe: Sao as variacoes de um mesmo morfema.

    Emmanuele de Moraes

    ResponderExcluir
  26. Na minha opinião "Alienism", "Fricorific" e "Deliciate" merecem uma segunda chance pois não são palavras difíceis, podem ser usadas facilmente também em uma conversa, ou acha-las em revistas.

    Camila R. Fiorin

    ResponderExcluir
  27. 3.1
    Não conhecia as palavras citadas, mais penso que todas as palavras já colocadas em dicionários não deveriam ser retiradas, por mais que esteja 'fora de uso', que as pessoas não lembrem delas. De uma certa maneira elas marcam uma certa época e podem vir a serem usadas novamente. Claro, que em dicionários menores não tem a necessidade de colocar todas essas palavras que não estamos usando. É importante que nos que possuem mais significados, elas fiquem presentes.

    Beatriz Azevedo

    ResponderExcluir
  28. Me parece adequado retirar palavras obsoletas dos pocket dictionaries, visto que sua finalidade não é pesquisa. Mas, nos mais completos, certamente deveriam ser mantidas.

    ResponderExcluir
  29. 3.3 - Morfema e Alomorfe

    Morfema é a menor unidade com valor significativo, ou semântico, de uma palavra.
    Alomorfe é uma realização de um morfema.
    Um morfema pode ser encontrado grafado nas palavras de mais de uma forma, e essas diferentes realizações do morfema são os alomorfes.

    ResponderExcluir
  30. 3.1:'Alienism' e 'frigorific' deveriam permanecer, pois, além da similaridade com o português, também não estão 'desaparecidas' em nossa língua.
    3.2:Pode-se definir 'palavra' como a unidade física, a concretização dos sons emitidos por um falante, enquanto 'lexema' é a unidade abstrata, com significado lexical.
    3.3:'Morfema' é a unidade mínima de significado de uma língua, ao passo em que 'alomorfes' são possíveis realizações de um mesmo morfema.

    Caroline Matheus

    ResponderExcluir
  31. 3.3
    Morfema: menor unidade significativa de uma palavra.

    Alomorfe: é a variante de um morfema.

    Beatriz G. Colin

    ResponderExcluir
  32. Morfema: é basicamente a menor unidade da palavra.
    Alomorfe: diferentes realizações do morfema.


    Thanks teacher

    Bruna Deritti

    ResponderExcluir
  33. 3.1 – Na minha opinião, as palavras “alienism”, “frigorific” e “supererogate” merecem sim uma segunda chance por serem palavras que soam de uso comum, e mesmo se não usadas em linguagem falada, podem ser usadas na escrita.
    Vinícius Meireles Clais

    ResponderExcluir
  34. 3.3
    -Morfema é o menor significado da palavra.
    -Alomorfe é unidade mínima de palavras, são pedaços que se alternam para dar um significado.

    Bárbara Pires ^^

    ResponderExcluir
  35. 3.1
    Eu vou dar a chance para as seguintes palavras: aerodrome, bever e deliciate. Pois, elas possuem sons familiares especialmente a palavra deliciate que poderia ser usada como uma nova expressão (junção entre delicious e delicate).

    Mariana Lara Maciel

    ResponderExcluir
  36. 3.3
    MORFEMA: é a menor unidade significativa da morfologia.
    ALOMORFE: representam o mesmo morfema

    Bruna Trindade Martins

    ResponderExcluir
  37. 3.3
    MORFEMA - É a unidade responsável pela estrutura da língua e também a menor parte indivisível da palavra.

    ALOMORFOS - São semanticamente identicos mas fonologicamente podem ser iguais ou diferentes .

    ELden

    ResponderExcluir
  38. 3.3
    Morfema: É a menor unidade significativa da morfologia
    Alomorfo: Tem o mesmo morfema

    Jessica Brilio

    ResponderExcluir
  39. Morfema- a menor unidade semantica de um idioma,e pode se formado por uma sequencia de fonemas ou por um so fonema.Morfema designa a classe a qual a palavra esta inserida.Ex. plural

    Alomorfo-sao diferentes sons produzidos por um mesmo fonema.Ex. cats(s)/dogs(z)/roses(iz)

    Katia Barella de Campos

    ResponderExcluir
  40. 3.3
    Morfema: menor unidade significativa de uma palavra
    Alomorfes: diferentes realizações de um mesmo morfema.

    ResponderExcluir
  41. Morfema:capaz de expressar significado ou a menor unidade significativa que se pode identificar.
    Alomorfe: é a variação da forma de um morfema.

    Taís Figueiredo

    ResponderExcluir